Siga nossas redes

Ta Sabendo?

Nova aeronave presidencial dos EUA poderá voar até 5 vezes mais rápido

Projetos para o Air Force One prometem resolver problemas de deslocamento e poluição sonora de forma mais eficiente

Publicado há

em

Foto: Hermeus/Divulgação

Ainda não há uma escolha definida para o novo avião presidencial dos Estados Unidos, contudo, a aeronave deverá ser um jato supersônico. Existem três projetos, com financiamento do governo dos EUA, na disputa.

De acordo com a Exame, só no projeto californiano Exosonic, foi injetado US$ 1 milhão. O avião poderá atingir uma velocidade de quase 2.222 km/h, duas vezes a velocidade do som. A tecnologia para superar a barreira do som não é nova, mas o que a Exosonic promete é resolver os problemas de poluição sonoras causados pelas velocidades supersônicas e o alto consumo de combustível.

A Exosonic promete ser mais silenciosa que o trânsito. Para isso, o fabricante aprimorou o desenho da aeronave, e ainda garantiu a autonomia de até 9.260 km com uso de combustíveis sustentáveis. Com capacidade para 70 passageiros na versão comercial ou apenas 31 no design presidencial, o projeto deve sair do papel até meados da década de 2030.

Outro concorrente é a Boom Supersonic, que criou o protótipo XB-1 para o processo de validação do jato Overture. Com previsão de voo para 2025 o Overture terá capacidade para até 88 passageiros na opção comercial e 45 pessoas na versão que disputa a posição de Air Force One – alcunha da aeronave presidencial norte-americana. Já a velocidade é de 2.695 km/h.

Já o último concorrente vai além, a aeronave da Hermeus Corporation poderá voar a 6.125 km/h, cinco vezes a velocidade do som. Os propulsores já foram testados e aprovados, a previsão é de que a produção só ocorra em dez anos.

*Fonte: Redação BP Money

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

•••
•••

+ vistos

×