Siga nossas redes

Seu município

Governo do Amazonas instala ambulatórios no Bumbódromo e reforça assistência à saúde durante o Festival de Parintins

Ao todo, SES-AM enviou cerca de 60 profissionais para reforçar a equipe técnica de apoio nas estruturas de saúde

Publicado há

em

Fotos: Bruno Zanardo/Secom

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), instalou a estrutura que prestará suporte à assistência em saúde durante o 55º Festival Folclórico de Parintins, nos dias 24, 25 e 26 de junho. Foram instalados no Bumbódromo dois ambulatórios (Azul e Vermelho) com seis leitos, sendo dois deles com equipamentos de Suporte Avançado de Vida, em cada ambulatório.

Todos os eventos de saúde ocorridos na área interna do Bumbódromo serão direcionados aos ambulatórios da SES-AM no local. Já os eventos de saúde ocorridos na área externa do Bumbódromo devem ser encaminhados para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24h, administrada pela Prefeitura de Parintins, ou para o Hospital Jofre Cohen.

“Os pacientes são resgatados pelas forças policiais, bombeiros militares ou bombeiros civis e trazidos para dentro de cada ambulatório, por uma questão de fluxo assistencial. Aqui nós atendemos desde a urgência mais primária até uma emergência grave”, disse Neylane Macedo, coordenadora das ações de saúde da SES-AM no Bumbódromo.

Os leitos de Suporte Avançado de Vida contam com equipamentos como ventilador pulmonar, monitor multiparamétrico e desfibrilador. Também estão disponíveis produtos para saúde e medicamentos para a assistência pré-hospitalar fixa nos ambulatórios Azul e Vermelho da arena.

“O Suporte Avançado de Vida é quando eu preciso utilizar tecnologia além do especialista ou urgencista. Quando digo que um paciente teve um evento isquêmico cardíaco, uma dor torácica importante, uma parada cardiorrespiratória ou um trauma crânio-encefálico, esses são pacientes mais críticos que precisam de um suporte tecnológico maior. Essas tecnologias estão aqui disponíveis para esse atendimento”, detalhou Neylane Macedo.

Insumos

Será implantada uma farmácia/almoxarifado satélite na UPA para atender as necessidades dos ambulatórios do Bumbódromo.

A SES-AM enviou, ainda, 5 mil insumos para a saúde, além de medicamentos, para atender a demanda decorrente do período do festival. Entre os materiais dispensados pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), estão luvas, seringas, máscaras, tubos para intubação, reanimador manual, dreno, catéter, atadura, álcool e algodão, entre outros.

Ao todo, cerca de 60 profissionais compõem a equipe técnica de apoio nas estruturas de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas e gestores. Além dos serviços ofertados à população, a pasta conta com equipe de gestão local para intervenção imediata e tomada de decisão.

*Com informações da Assessoria

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

•••
•••

+ vistos

×