Siga nossas redes

Seu município

Manicoré recupera unidades básicas de saúde e casos de Covid-19 estão em queda

Município da microrregião do Madeira está sob nova gestão na Secretária Municipal de Saúde

Publicado há

em

Unidade de saúde fluvial da Prefeitura de Manicoré | Foto: divulgação

Distante a 332.088 km de Manaus, localizado ao sul amazonense e microrregião do Madeira, o município de Manicoré tem passado por mudanças significativas relacionadas à atenção básica de saúde no município. Mesmo com repasses federais e estaduais somados em R$ 20 milhões destinados à saúde no município em 2020, as unidades básicas e serviços como estoque de medicamentos estavam em situação precária de acordo com denúncias ao O Primeiro Portal.

A estrutura básica de saúde do município conta com cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) na área urbana, uma unidade fluvial e postos de saúde distribuídos em comunidades nas proximidades da cidade. A Secretaria Municipal de Saúde de Manicoré está sob nova gestão desde março de 2021, após Adriana Moreira assumir o cargo.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as unidades básicas de saúde irão passar por reforma simples para garantir o funcionamento e atenção básica à população, de caráter municipal, que estavam em precárias.

Unidade Básica de Saúde (UBS) no municipío de Manicoré Foto: divulgação

De acordo com a denúncia recebida pela redação do O Primeiro Portal, o município também enfrentava dificuldades no estoque de medicamentos nas unidades básicas. Sobre a situação, a atual secretária Adriana Moreira, destaca que o fornecimento está sendo normalizado. “Realizamos licitações e o contrato já está correto e os medicamentos estão chegando ao município. E até nesta sexta-feira,22, estaremos realizando a licitação para reforma da UBS fluvial, assim como os processos de licitações para a reforma de unidades básicas de saúde e aquisição de mobília e equipamentos”.

Estrutura interna da unidade fluvial de saúde Foto: divulgação

Combate ao Covid-19

Com uma densidade demográfica de 1,2/km2, Manicoré está entre os municípios do Amazonas com casos e óbitos de Covid-19 em queda, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Fundação de Vigilância Sanitária (FVS-AM), com dados atualizados pelas prefeituras.

Entre os desafios no município no combate ao Covid-19, estão a logística para vacinar comunidades mais distantes, principalmente no Distrito de Matupí. E para garantir o plano de vacinação na área urbana e rural, Adriana destaca que profissionais da área de saúde foram contratados com o objetivo de que os imunizantes cheguem com celeridade aos locais mais distantes, mesmo com a logística.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

•••
•••

+ vistos

×