Siga nossas redes

Popular

N14 | Sem Fiscela desta sexta-feira (23/04)

Publicado há

em

De Manaus para o mundo ver: show de horrores aos gritos de Mito! Mito!

E a visita de Jair Bolsonaro hoje em Manaus ficará na história pelo show de horrores que o mundo assistiu. Na cidade em que há poucas semanas o mundo se assustou com a morte de milhares de pessoas por covid, muitas causadas pela falta de oxigênio medicinal, e que provocou a abertura de uma CPI no Senado podendo levar ao impedimento o próprio Presidente, o que mais se viu foram banalizações com os cuidados sanitários e a subserviência de parte de um povo e de seus representantes, como vereadores e deputados. Pessoas eufóricas, amontoadas, sem máscara, se agarrando e gritando palavras de apoio ao Presidente Jair Bolsonaro; vereadores e deputados tietando com seus celulares em punho batendo fotos e fazendo selfies; gravação de programa de TV em uma emissora local, cujo apresentador quase morre de coronavírus e depois que se curou pregou, em total manifestação negacionista, com hipocrisia, que não iria se vacinar, mas na primeira oportunidade correu pra tomar a vacina; ex-ministro suspeito de ter sido negligente e omisso no enfrentamento do colapso da falta de oxigênio sendo ovacionado pelo povo que gritava que ele seria o próximo governador do estado; Ministro do Turismo, sanfoneiro desafinado, tocando música da banda Kaoma dizendo que era uma homenagem à banda Carrapicho; polícia militar agredindo manifestantes contrários ao presidente; e por aí vai…

Ei, Jair, agora ajude os conterrâneos, maninho.

O Amazonas tem mais um filho ilustre. Jair Messias Bolsonaro foi condecorado pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão do Amazonas. Como bom filho desta terra de Ajuricaba, espera-se que Jair ajude seus conterrâneos e lhes garanta, com ações políticas e econômicas, um futuro melhor. Pode começar descontingenciando todos os recursos da Suframa e exigindo que ela retome imediatamente com as suas ações de desenvolvimento regional; deve determinar ao seu ministro da economia, Paulo Guedes, e toda a sua equipe, que parem de atacar e inviabilizar a Zona Franca de Manaus; deve ainda ordenar aos ministérios da Infraestrutura e do Meio Ambiente que viabilizem imediatamente a pavimentação das rodovias BR-319 e BR-230 (Transamazônica); e exigir também que o Ministério da Saúde priorize ações mais eficazes no combate à pandemia no Amazonas. Mas se não der para fazer tudo isso, o nosso agora maninho poderia tão somente começar a usar máscara quando passear por aqui. Isso já é um grande começo. Jair, mostra que tu és realmente filho desta terra e faça a sua parte como presidente valorizando seu estado.

Procura-se! STF diz que Moro é um fora da lei.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal de que o ex-juiz Sérgio Moro atuou de forma parcial e suspeita no julgamento do ex-presidente Lula, pode-se compreender que as ações do então magistrado aconteceram fora da Lei. Assim, por incrível que possa parecer, Lula não apenas pode concorrer nas próximas eleições como vai poder usar o fato de que não teve um julgamento justo e que o juiz foi parcial. Discurso de perseguição vai ser usado ao extremo pelos petistas. Enquanto isso, Moro está desde o dia 03 de abril sem se manifestar nas redes sociais e parece um boto nas mídias: surge, faz uma gracinha e mergulha novamente. Se alguém tiver notícias de Moro nos avise. Procura-se!

Surge a vacina contra malária

A malária contamina cerca de 220 milhões de pessoas e mata mais de 400.000 todos os anos em todo o mundo. As principais vítimas são crianças. Na Amazônia, o mosquito transmissor dessa doença é considerado o grande protetor natural da floresta, já que ele é implacável com quem se embrenha no mato. Mas a humanidade pode ter uma grande redução nos casos de contaminação e mortes por malária. A Universidade de Oxford desenvolveu uma vacina contra este mal que provou ser 77% eficaz em testes iniciais e pode ser um grande avanço contra a doença.

Dia Mundial do Livro

E hoje é o Dia Mundial do Livro. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. O dia de hoje é em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616. A coluna aproveita e sugere algumas obras para que nosso leitor desfrute de momentos interessantes consigo mesmo e com a sua imaginação: Galvez, o imperador do Acre (Márcio Souza); Frauta de Barro (Luiz Bacellar); O Tocador de Charamela (Erasmo Linhares); A Ilusão do Fausto (Edinea Mascarenhas).

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

•••

+ vistos

×