Siga nossas redes

Terra 92

SUPERMAN DAY: UM DIA DEDICADO AO MAIOR SUPER-HERÓI DE TODOS OS TEMPOS!

Publicado há

em

Olá habitantes do multiverso da nerdice! Amanhã é um dia especial…opa, sei que você pensou na sua (seu) amada(o), afinal aqui no Brasil se comemora o Dia dos Namorados (aproveito para deixar um beijo para minha eterna namorada, minha esposa Mayra)…mas amanhã também se comemora no mundo todo o dia do primeiro e maior super-herói de todos, Superman!

Mas como surgiu essa data? O Azulão é o maior mesmo? Superman ainda é relevante nos dias de hoje? Vamos lá responder estas perguntas…então sem mais delongas, amarre sua capa, use sua visão de calor para estourar umas pipocas e sigam-me os bons!

ORIGEM DO SUPERMAN DAY

O ano era 2013, Superman estava completando 75 anos de sua primeira aparição nos quadrinhos nas páginas de Action Comics #1 (que foi lançada em 12 de junho de 1939), a prefeitura de Cleveland aproveitando a ocasião e o fato dos criadores do Superman (Joe Shuster e Jerry Siegel) terem sido habitantes da cidade, encaminhou um projeto de lei que tornou a data de 12 de junho como o dia oficial do Superman. Naquele mesmo ano, em 14 de junho, foi lançado nos cinemas ‘Man of Steel’ o grande reboot do personagem, dirigido por Zack Snyder. A partir daí, 12 de junho ficou conhecido como o Dia do Superman em todo mundo.

O PRIMEIRO E O MAIOR SUPER-HERÓI

Como todos sabem, o Superman foi o primeiro Super-Herói dos quadrinhos, aliás, ele inaugurou este tipo de quadrinhos de seres superpoderosos. Um alienígena que foi criado no Kansas por uma família de fazendeiros que o adotou e conseguiu transpor para ele os melhores e mais puros valores humanos.

Juntamente com toda a sabedoria do seu planeta de origem, Krypton, e dos seus pais biológicos, Lara e Jor-El (que deixou todo o legado da tecnologia e da inteligência dos kryptonianos para Kal, através dos cristais da Fortaleza da Solidão), o Superman apesar de ser um ser capaz de dominar toda a humanidade, escolheu protegê-la e trabalhar em prol de seu crescimento e evolução.

Ao longo do tempo muitos escritores disseram ser difícil trabalhar com o Superman, pois ele é um ser quase imbatível, mas justamente as melhores histórias do Superman são as que exploram seu lado humano e seus valores incorruptíveis. Claro que tragédias e até um Superman vilanesco que domina toda a Terra, como na aclamada série de games e quadrinhos, Injustice, fazem muito sucesso, pois mostram justamente o que aconteceria se o Superman perdesse o controle e se voltasse contra a humanidade.

Falando em tragédias, a maior delas foi a morte propriamente dita do Superman, em um arco de histórias nos anos 90 que gerou uma grande comoção na vida real, virando notícia em Tv e jornais da época. A Morte e o Retorno do Superman é um dos grandes clássicos dos quadrinhos e até hoje faz parte do cânone do personagem e do imaginário do público.

Tem coisa mais altruísta do que dar a sua própria vida pela humanidade? Claro que isto faz parte do cerne do que o Superman representa e por isso ao longo de tantas décadas ele tem despertado o carinho e o respeito de fãs no mundo todo.

SUPERMAN AINDA É RELEVANTE NOS DIAS ATUAIS?

A vida do Superman anda difícil nos últimos anos, seu último filme, como eu disse no começo da coluna, foi lançado há 9 anos e apesar de ele ter feito mais duas aparições em Batman V Superman e Liga da Justiça de Zack Snyder, aparentemente o personagem anda nas gavetas da Warner, detentora dos direitos sobre a DC Comics e seus personagens. Porém com a venda Warner para o grupo Discovery, o novo CEO da companhia, David Zaslav, disse que quer priorizar o Superman em novas produções do agora DC Studios, divisão que está sendo criada por Zaslav.

para cuidar exclusivamente das produções da DC para o cinema e para a TV e que está atrás do seu próprio ‘Kevin Feige’ como existe na Marvel, um produtor que entenda muito do Universo da DC e possa alinhar e conduzir tudo daqui a frente. Eu particularmente gostaria que Henry Cavill retornasse como Superman, acredito que ele ainda tenha muito para entregar ao personagem e mereça pelo menos uma trilogia.

Com o lançamento do trailer de Adão Negro na última quinta, o ator Dwayne ‘The Rock’ Johnson mais uma vez disse que a hierarquia de poder dentro da DC irá mudar, só espero que não seja em detrimento do Superman, atualmente a indefinição sobre o futuro do personagem e até da continuação ou não de Henry no papel, dá margem para que tal hierarquia mude mesmo, mas que ele seja reestabelecida em breve pelo verdadeiro herói do povo, o Superman.

Apesar de algumas escorregadas nos filmes e quadrinhos, o mundo ainda precisa do Superman. Seu exemplo de bondade, altruísmo e coragem se faz necessário diante de uma humanidade tão abalada por tragédias, egoísmo, guerra e desespero. Como disse o Batman: “O Superman é um farol para a humanidade” e a humanidade está precisando que você a conduza rumo à luz, Kal.

Como eu sempre digo, o maior papel dos heróis e super-heróis deste multiverso da fantasia é servir de exemplo e inspirar a nós, simples humanos. Quantas histórias já ouvi e outras já vivi onde em momentos de total desesperança, uma frase de uma revista em quadrinho, ou uma cena de um filme ajudaram a mim e a outras milhares de pessoas pelo mundo a conseguir mais um tantinho de força que fosse para continuar e lutar por mais um dia…pode parecer balela, mas acontece.

Parabéns pelo seu dia, Clark, ou Kal, ou simplesmente Super. Para o alto e avante! Stay safe.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

•••

+ vistos

×