Siga nossas redes

Terra 92

TERRA 92 | V de vingança e o significado do 5 de Novembro

Publicado há

em

Olá habitantes do multiverso da nerdice. Ontem foi dia 5 de novembro, uma data icônica para a cultura pop por conta da obra de Alan Moore e David Loyd, V de Vingança…mas…o dia de ontem infelizmente também ficou marcado pelo trágico acidente que vitimou a cantora sertaneja Marília Mendonça, e nós aqui do Terra 92, não poderíamos deixar de expressar nossa consternação. Marília tinha apenas 26 anos e como todos nós neste multiverso da cultura pop, também era muito fã da Marvel, tendo inclusive feito no começo do ano uma aparição surpresa em um evento oficial do lançamento da série Falcão e o Soldado Invernal, fazendo uma pergunta para o elenco e dias depois ela cantou uma música em seu canal no YouTube que falava sobre a série. Estrelas pertencem ao céu e foram feitas para brilhar, que você brilhe ainda mais em sua nova vida, Marília. Nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e fãs.

Agora, coloque sua máscara, seu sobretudo preto e sigam-me os bons!

LEMBRAI, LEMBRAI DO 5 DE NOVEMBRO

V, de V de Vingança. Imagem: Portallos

V de Vingança é mais uma obra-prima dos quadrinhos do controverso escritor Alan Moore e desenhada pelo artista David Loyd. V de Vingança começou a ser publicada em 1982 (quatro anos antes de Watchmen), mas ficou inacabada. Somente em 1988 a DC Comics incentivou Moore a retomar o projeto.

V de Vingança se passa em um futuro distópico, pós-apocalipse nuclear, onde a Inglaterra está mergulhada em caos e desordem, até que um governo ditatorial assume o poder, caça os direitos civis dos cidadãos, retira a liberdade de expressão e oprime com violência quem tenta se opor ao regime. Campos de concentração são criados e a população vive constantemente vigiada pelo governo por apetrechos tecnológicos como câmeras e microfones, como se fosse um grande Big Brother (uma curiosidade: este “futuro distópico” imaginado por Moore, se passa em 1997, futuro na época em que a HQ foi escrita, mas que hoje para nós já é um passado distante). Até que surge uma figura que se opõe ao estado opressor, simplesmente chamado de ‘V’, ele usa no rosto a máscara de Guy Fawkes.

GUY FAWKES E A REVOLTA DA PÓLVORA

Guy Fawkes e os revolucionários. Imagem: History.com

Alan Moore se inspirou na máscara do rosto do revolucionário, Guy Fawkes, que em 5 de novembro de 1605, junto com um grupo de conspiradores, planejaram matar o Rei Jaime I da Inglaterra. O episódio que ficou conhecido como Revolta da Pólvora, tinha como objetivo explodir o Palácio de Westminster durante a cerimônia de abertura do parlamento, onde o Rei Jaime estaria, mas alguém vazou as informações e durante uma varredura no palácio, Guy foi encontrado no porão vigiando 36 barris de pólvora. Guy foi torturado e morto, sendo enforcado em praça pública.

Na Inglaterra, o 5 de novembro é comemorado justamente porque o atentado falhou e o rei sobreviveu. Conhecida como Noite da Fogueira, onde os ingleses acendem fogueiras e queimam bonecos de pano que representam o revolucionário fracassado (uma “espécie” de malhação do Judas, por assim dizer), desta forma surgiu a máscara de Fawkes, com sua bochecha rosada e o sorriso irônico.

Mas Guy ressurgiu anos depois, através da mente de Alan Moore, que o usou como símbolo da resistência a um governo opressor em sua obra V de Vingança. ‘V’ o mascarado, ataca os principais políticos do alto escalão do governo, realiza vários atentados, instaurando o terror no regime ditatorial e incitando o povo à luta pela liberdade.

A ANARQUIA CHEGA AOS CINEMAS

V de Vingança chega aos cinemas e ajuda a popularizar a máscara de Guy Fawkes. Imagem: Observatório do Cinema

Em 2005, V de Vingança chega aos cinemas pelas mãos das aclamadíssimas irmãs Wachowski (de Matrix) e se torna um fenômeno cultural. O Filme que é estrelado por Hugo Weaving e Natalie Portman, ajuda a popularizar de vez a máscara de Guy Fawkes, que vira um símbolo de resistência e luta contra o sistema.

DAS HQS PARA O MUNDO REAL

Máscara de V de Vingança é usada em vários protestos mundo afora. Imagem: BBC

Hoje em dia, a máscara de Guy Fawkes, ou a ‘máscara de V de Vingança’ se tornou um dos ícones mais reconhecidos da cultura pop, tamanho foi o sucesso da HQ da Alan Moore e do filme das Irmãs Wachowski. Impulsionados pelo ideal anarquista de ‘V’, onde houver um protesto contra o sistema, governo e etc., sempre terá alguém usando a máscara de Fawkes, que a princípio foi criada como uma máscara ‘carnavalesca’ para zoar o revolucionário mal sucedido, mas que hoje é símbolo de resistência e luta contra a opressão. Até o famoso coletivo digital Anonymous e o movimento Occupy Wall Street, usam a máscara como símbolo de luta e rebeldia.

É isso aí, meus amigos:

Lembrai…lembrai de 5 de novembro. O que é mais estranho é como V de Vingança ainda é relevante e faz cada vez mais sentido no mundo que vivemos hoje. Olhe à sua volta e você perceberá…e como já dizia ‘V’: “O Povo não deve temer o seu governo. O governo é que deve temer seu povo”. #ficadica

Até semana que vem e para o alto e avante! Stay Safe!

Continue lendo
Clique para comentar
5 2 votos
Avalie o artigo
Subscribe
Me notificar para
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
•••

+ vistos

0
Adorariamos seus comentários, por favor, comente.x
()
x
× Redação