Siga nossas redes

Colunistas

STRANGER THINGS E METALLICA: O ROCK SACUDINDO O MULTIVERSO!

Publicado há

em

Olá habitantes do multiverso da nerdice! Depois de algumas semanas “off”, estamos de volta com a nossa coluna Terra 92. Mas calma…não, eu não fui abduzido…a minha história é bem menos, ou nada glamurosa…peguei Covid pela segunda vez e dessa vez ela me derrubou feio, mas graças às vacinas consegui me recuperar (por isso que eu sempre digo, meus amigos: vacinem-se!).

Nessa parada forçada, tive oportunidade de atualizar as minhas séries, filmes e pude curtir a quarta temporada de uma das minhas séries favoritas: Stranger Things e acompanhar o surgimento de um dos personagens mais carismáticos dos últimos tempos, Eddie Munson!

Só o fato de ser metaleiro, nerd e jogador de D&D, já me lembrou a minha versão adolescente, hehehe…aí pra completar o combo, o cara sacode o mundo invertido tocando Metallica e se sacrifica para salvar o mundo! Putz, muito herói!

Então sem mais delongas, vamos homenagear o grande Eddie Munson e saber como o Metallica foi parar em Stranger Things. Sigam-me os Bons!

QUARTA TEMPORADA MAIS VOLTADA PARA O TERROR

Stranger Things se volta para o terror na sua quarta temporada. Imagem: Netflix

Se as 3 primeiras temporadas de Stranger Things eram uma homenagem aos filmes de aventuras dos anos 80, principalmente Goonies, E.T. e etc, a quarta temporada pesou a mão no terror, fazendo referências principalmente à franquia A Hora do Pesadelo. Vecna, o vilão desta temporada, é quase uma cópia de Freddy Krueger e até o próprio ator que fez o papel de Freddy nos anos 80, Robert Englund, aparece como Victor Creel na cena em que Nancy e Robin vão até o sanatório…é um show de referências que aquecem o coração nerd.

A MÚSICA QUE SALVA

Max é “salva” por Kate Bush. Imagem: Netflix

Na primeira parte da quarta temporada, descobrimos que a única forma de uma pessoa não sucumbir às investidas do vilão Vecna é ouvindo a sua música preferida, que no caso da Max (Sadie Sink) é Running Up That Hill, da icônica cantora Kate Bush. A cena com a música é uma das impactantes da série e fez com que Running Up That Hill alcançasse novamente o topo das paradas musicais em todo o mundo, além de viralizar nas redes sociais.

É muito legal ver estes fenômenos acontecendo hoje em dia…séries, filmes trazendo de volta essas músicas e a molecada podendo conhecer e curtir um som de qualidade.

EDDIE E A SUA JORNADA DO HERÓI

Um dos personagens mais carismáticos desta nova temporada: Eddie Munson, interpretado por Joseph Quinn. Imagem: Netflix

Um dos personagens que caíram no gosto do público nesta quarta temporada de Stranger Things, é Eddie Munson. Um jovem rebelde, “metaleiro”, repetente, que comanda seu clube de RPG de Dungeons & Dragons, o Hellfire Club. Justamente por ter este estereótipo do “metaleiro doidão satanista”, Eddie é acusado de ser o assassino da líder de torcida Chrissy, logo no começo da temporada e sua jornada do herói que culmina no seu sacrifício para ajudar a salvar o mundo, não chega ao conhecimento das pessoas em geral de Hawkins e apenas seus amigos, em especial Dustin, é quem conhecem seu verdadeiro caráter e heroísmo.

Eddie e seu clube de D&D. Imagem: Netflix

O que poucas pessoas sabem é que o personagem de Eddie foi inspirado em um caso real, contado no documentário Paradise Lost: The Child Murders at Robin Hood Hills. Damien Echols e seus amigos tinham um clube de RPG na cidade de West Memphis em Tennessee e foram acusados de satanistas e responsáveis pela morte de três meninos. Damien foi sentenciado à morte e seus amigos à prisão perpétua em 1994, nunca houve provas concretas contra eles e o caso teve um clamor popular muito grande, com participação até de celebridades como o cantor Eddie Vedder do Pearl Jam e o diretor Peter Jackson, somente em 2010 com o advento das novas tecnologias de testes de DNA é que foi comprovada a inocência de Damien e seus amigos.

METALLICA SALVA O MUNDO

Eddie tocando Master Of Puppets. Imagem: Netflix

Desde que saiu o trailer da segunda parte da quarta temporada de Stranger Things, onde cenas do Eddie tocando uma guitarra apareceram, começaram as especulações…afinal, qual seria a música que Eddie estava tocando e qual seria o contexto?

Rapidamente várias teorias começaram a pipocar na internet: Como Eddie usa um patch do Dio na sua jaqueta jeans (aliás, patch este dado pela própria viúva de Ronnie James Dio para a produção), muitos disseram que a música seria Rainbow In the Dark, uma das músicas mais famosas de Dio. Outros disseram que seria The Final Countdown, da banda Europe, por se tratar do fim do mundo e etc. Porém, alguns fãs e músicos analisaram o vídeo do trailer em detalhes e conseguiram ver pela posição das mãos de Eddie, que as notas que ele estava tocando eram de Master of Puppets do Metallica, e não é que eles estavam certos?

Eddie esmerilhando na guitarra. Imagem: Netflix

Desde a concepção da cena, ainda na fase da produção do roteiro, os Duffer Brothers tinham certeza de que Master of Puppets seria a música a ser tocada, pois combinava com a personalidade do personagem e seria o ápice de sua redenção e heroísmo para salvar o mundo. Coube à Nora Felder, supervisora musical da série conseguir a liberação dos direitos da música junto ao Metallica, ela então entrou em contato com o escritório da banda para explicar todo o contexto da cena, afinal Master of Puppets é uma das músicas mais icônicas da banda. Nora estava confiante, afinal o Metallica já tinha liberado outra música, The Four Horsemen, para ser utilizada na segunda temporada da série…para sua agradável surpresa, a banda adorou a ideia e não só liberou a música, como também ajudou a produzir a faixa que seria usada na cena, logo nos primeiros acordes que Eddie toca, quem fez a guitarra foi Tye Trujillo, filho do baixista da banda, Robert Trujillo, com a supervisão do guitarrista Kirk Hammett. Mas o que vemos no vídeo é o próprio ator, Joseph Quinn, que interpreta Eddie, tocando os riffs e o solo, afinal Joseph também é guitarrista.

Metallica liberou a música e ajudou a produzir. Imagem: DW   

Depois que a segunda parte da temporada foi lançada na semana passada e todo mundo se emocionou com a cena de Eddie tocando Master of Puppets, a música viralizou instantaneamente e voltou a figurar no topo das paradas musicais de todo o mundo.

E é claro que o Metallica está adorando todo o hype da música, só nesta semana eles lançaram um vídeo ao vivo de Master of Puppets e ontem lançaram um vídeo vestidos com a camisa do Hellfire Club com a legenda: Eddie, this is for you! (Eddie, essa é pra você!)

James Hetfield do Metallica com a camisa do Hellfire Club. Foto: Metallica

É muito bom ver um personagem como Eddie cair no gosto popular e conquistar seu lugar na cultura pop…eu realmente vejo o meu ‘eu’ adolescente nele (até jaqueta jeans cheia de patchs de bandas eu usava no colégio), hehehe…e é muito bom ver mais e mais pessoas conhecendo artistas e bandas como Metallica e Kate Bush, principalmente a moçada mais jovem, isso dá um sangue novo para o rock.

Acho que os Duffer Brothers vão ter que arranjar um jeitinho para o Eddie voltar na quinta e última temporada de Stranger Things, hein? Ele e Chrissy são os personagens que o público mais quer ver de volta…então a bronca é com vocês, irmãos Duffer!

O Hellfire Club. Imagem: Netflix 

Ufa, como é bom estar de volta…e escrevendo sobre duas coisas que eu amo: Metallica e Stranger Things. Obrigado a todos que acompanharam até aqui, nos vemos na semana que vem.

Para o alto e avante! Keep on Rockin, baby! Stay safe! Ah, vacinem-se. 

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

•••
•••

+ vistos

×