Siga nossas redes

Cidade

OAB-AM cria Comissão Indígena e nomeia advogada da etnia Kanamari como presidente

A advogada Adriana Inori vai presidir a comissão. Segundo a OAB, objetivo é garantir a proteção dos direitos dos povos originários, e fiscalizar as pautas relacionadas em todo estado.

Publicado há

em

Foto: Divulgação OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) criou a Comissão Indígena e empossou como presidente a advogada Adriana Inori, da etnia Kanamari. A cerimônia ocorreu na quinta-feira (21), na sede da instituição, localizada no bairro Adrianópolis, Zona Sul de Manaus.

O advogado Fernando Cruz foi nomeado vice-presidente da comissão.

A advogada Adriana Inori destacou que ela foi a única da família que teve oportunidade de estudar, e que a Comissão Indígena possibilitará a defesa dos povos originários de forma mais efetiva.

“Assegurar os direitos fundamentais nessa causa tão importante que é a causa das etnias, das populações indígenas. Fazer com que nós passamos de vítima para protagonista da nossa história. Nós temos uma história, uma cultura que deve ser protegida e meu papel é esse, trabalhar em parceria com os órgãos, firmar diálogos e projetos que possam contribuir para as etnias indígenas,” disse.

Segundo o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o intuito da comissão é garantir a proteção dos direitos dos povos originários, e fiscalizar as pautas relacionadas em todo estado.

“A pauta do indígena ela é muito importante para nós. Os índios são os verdadeiros donos dessa terra e eles chegaram antes de nós. A acessibilidade ela é constitucional, o acesso à justiça é constitucional e a OAB não pode permitir que os indígenas não tenham acesso a justiça e essa é uma briga da nossa gestão. A comissão vai fazer um estudo, discutir a melhor abordagem que podemos fazer para construir uma defesa das pautas indígenas. O desafio é grande e nós vamos em frente”, garantiu Jean Cleuter.

*G1

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

•••
•••

+ vistos

×